FAQ: PERGUNTAS FREQUENTES

Antes de clicar em “aceito os termos do contrato”, no final do formulário de inscrição, sugerimos a leitura de toda a sessão abaixo.

1. O que é preciso para ser doula?

Para ser doula precisa de ter desprendimento, precisa de ter amor, compaixão e vontade de servir uma outra mulher que deseja vivenciar a experiência de um parto normal. Precisa de saber respeitar as decisões da mulher, mesmo que  não concorde com estas decisões. É preciso ter tempo para se dedicar a outra pessoa e se identificar com o movimento de humanização do nascimento.

 

2. Para ser doula é necessário ser mãe? É necessário ter passado pela experiência do parto e/ou da amamentação?

Não, para ser doula não é necessário ter filhos, ter tido um parto normal ou ter amamentado. Se fosse critério, não existiriam parteiros e obstetras homens. Quem decide o perfil da doula que quer ter ao seu lado, é a mulher. A doula precisa de se dedicar, de se entregar para fazer parte de todo o processo do parto, nascimento e aleitamento. Ter passado por um parto, ou ser mãe, pode facilitar em alguns momentos, mas isso não a fará uma doula melhor ou pior que outra que nunca gerou um filho, pariu ou amamentou. O que a ajudará a ser uma doula com boas referências, serão as suas experiências e o seu esforço em sempre se informar mais, fazendo cursos ou lendo livros. 

 

3. Onde vai ser o curso para a formação de doulas?

O local do curso será divulgado uma semana antes. Será em um local de fácil acesso e bem centralizado. Escolhemos o local com muito carinho para que as participantes possam sentir-se acolhidas, confortavelmente instaladas, podendo assim relaxar e absorver todo o conteúdo da programação do curso. Após a inscrição e pagamento receberão, informações por e-mail.

 

4. Alunos homens são bem-vindos no curso?

Todos são bem-vindos, homens ou mulheres. Alguns países já contam com “Doulos” no cuidado à gestante.  Entendemos que a opção por um doulo ou uma doula deve ser sempre da gestante.  Doula acaba sendo o termo mais comummente utilizado por ser uma profissão procurada mais por mulheres.

 

5. Qual o público-alvo dos cursos para formação de doulas?

Qualquer pessoa que sinta afinidade com o universo da gestação, parto ou pós-parto e que seja maior de 18 anos, possuindo, pelo menos, a escolaridade obrigatória.

 

6. Qual o objetivo dos cursos para formação de doulas?

O curso visa capacitar e conscientizar as Doulas do seu papel no cenário obstétrico, como acompanhante profissional, sempre observando o limite do alcance do seu atendimento e seguindo os preceitos éticos da função de doula. Dentro desses preceitos, a doula terá instrumentos para auxiliar a gestante a conseguir o parto desejado, terá condições de orientá-la durante o trabalho de parto e apoiá-la no pós-parto/amamentação. Sempre passando informações baseadas em evidências e provas científicas para conscientizar a sua gestante a vivenciar essa experiência da maneira mais positiva e fisiológica possível, sem intervenções e respeitando esse lindo momento. 

 

7. Qual a proposta do curso de formação de doulas? 

A nossa proposta diferencia-se dos demais cursos existentes, pela harmonia do conteúdo teórico que será abordado, com as dinâmicas, práticas e vivências que serão ministradas por profissionais com vasta experiência na área do parto humanizado. O nosso programa engloba todo o acompanhamento que a doula deve direcionar, desde a gestação até ao pós-parto da parturiente, sempre encaminhando essas mulheres para informações baseadas em evidências e provas científicas, auxiliando de forma mais positiva esse processo!

 

8. Posso levar meu bebé para o curso de formação de doulas?

Sabemos que muitas que desejam fazer o curso são mães, com bebés ainda em fase de amamentação ou com crianças pequenas que não podem ficar sozinhas. O nosso curso visa acolher todos que querem participar desse momento tão especial. Portanto, mulheres com filhos pequenos podem participar no curso, desde que a aluna leve um cuidador para ficar com o seu bebé. Os bebés, mesmo os de colo, não aguentam ficar tanto tempo dentro de uma sala. Portanto, este bebé poderá ser levado ao local das palestras e treinamento para ser amamentado e enquanto está dormindo. Para que haja total harmonia entre todas as participantes, com ou sem filhos, passaremos algumas instruções de forma que a presença dos seus bebés não interfira no andamento do curso.

 

9. Posso levar um acompanhante e crianças que já se locomovem sozinhas (engatinham ou andam) para o curso?

Caso seja desejo da aluna, sim. Da mesma forma, as crianças não poderão ficar no mesmo espaço onde as atividades acontecerão e, por isso, a aluna deverá providenciar um cuidador para as crianças.  

 

10. Quem está na organização dos cursos para formação de doulas?

Nathália Becker – idealizadora e responsável pela pesquisa, programação do conteúdo, contacto com palestrantes, organização e coordenação do curso. Marianna Barbosa – comunicação, vendas e parte financeira.

 

11. O que está incluído no valor do curso?

Estará incluído a parte teórica, ou seja, as 32 horas de aulas teóricas, o material didático-pedagógico e a participação no grupo de rede de apoio da nossa instituição para tirar possíveis dúvidas!

 

12. Já tenho formação de doula. Qual vantagem teria em fazer mais este curso de formação?

O nosso curso foi planeado após muitas pesquisas e cursos que fizemos para conseguir estruturar a melhor forma de passar as nossas informações e experiências. Nesse curso, mostramos as principais dificuldades que tivemos no início das nossas carreiras, como são as relações com profissionais da área da humanização e passamos também o que gostaríamos de ter aprendido nos cursos nos quais participámos. Colaboram connosco profissionais de grande competência e renome na área da humanização e do nascimento; efectuamos dinâmicas de grupo e aulas práticas.  

13. Qual é o objectivo da turma de Avançado para Doulas?

No curso avançado, temos o objectivo de auxiliar e direccionar as doulas formadas para emergências obstétricas, tanto no parto como no pós-parto.

 

14. Por que o valor do curso de formação de doulas que tem estágio é o mesmo valor do curso que não tem estágio? 

Será o mesmo valor devido às despesas de deslocação que os profissionais terão de fazer para ministrar os cursos de forma completa, voltados para a medicina baseada em evidências. 

 

15. O meu certificado será aceite pelos hospitais para participarmos dos partos, assim como o dos outros cursos?

A doula participa como acompanhante da mulher na hora do parto. As parturientes têm direito de, pelo menos, um acompanhante na sala do hospital. Assim, é recomendável que tenha uma conversa com os responsáveis, para estabelecer se poderá haver mais de um acompanhante e quem vai exercer esse papel de acompanhar a mulher nesse momento especial do parto.


16. Até quando o valor total do curso deve ser pago? 

Até dez (10) dias antes do início do curso.

 

17. O dinheiro é devolvido, caso não possa frequentar o curso? 

Se a desistência for comunicada por e-mail ou WhatsApp (solicite resposta para ter a certeza de que recebemos), com até:

  • Um mês antes: devolvemos 100% do valor;

  • 20 dias antes: 50% do valor do curso será restituído. O restante constará como despesas administrativas e não será restituído. Caso queira mudar para outra turma, terá que pagar 50% do valor novamente.

  • Com menos de 10 dias antes do início do curso, não há devolução, nem aceitamos mudança de turma, pois não temos como preencher as vagas que ficarão disponíveis.

  • A turma confirma-se com, pelo menos, 15 alunas(os) matriculadas(os). Caso a turma não se confirme, até 15 dias, antes da data programada para o curso, as(os) inscritas(os) serão informadas(os) e poderão optar pela devolução do valor pago pelo curso ou por usar o valor pago na próxima turma. Se tiver dúvidas, entre em contacto.

Caso tenha alguma outra dúvida clique aqui para entrar em contacto connosco. 

Abrir Whatsapp
Necessita de Ajuda?
Olá!
Podemos ajudar-te?